Pesquisar no site

Contato

Ciep 240 - Professor Haroldo Teixeira Valladão
Rua Cristiano Ottoni S/N Bairro Almerinda - SG - RJ

ciephtv@gmail.com

Blog

Conjunto de Flautas da Grota

29/09/2014 16:13

O Conjunto de Flautas da Grota é formado por crianças e jovens da comunidade da Grota do Surucucu em São Francisco, Niterói. O trabalho com a flauta doce na comunidade teve iníco em 1994 quando a pedido se sua mãe D. Otávia, Márcio Paes Selles iniciou as aulas com um grupo de quatro meninos. A flauta doce é um instrumento típico dos períodos renascentista e barroco. Constitui, assim como outros instrumentos destes períodos, uma família. Da mesma maneira que as vozes humanas, temos a flauta soprano, contralto, tenor e baixo. É o primeiro instrumento utilizado, no trabalho desenvolvido na Grota, para iniciar as crianças na música. A partir de 1998, a professora Lenora Pinto Mendes assumiu as aulas de flauta e hoje trabalha com aproximadamente cinqüenta alunos de diversos níveis. O Conjunto de Flautas da Grota se apresenta com os alunos mais adiantados e seu repertório é bem abrangente incluindo músicas que vão desde a Idade Média, Renascimento e Barroco até músicas contemporâneas, além de muitas músicas brasileiras.

Apresentação no Ciep: 01/10/2014

 

Já leu a nova edição do Jornal do Ciep???

10/06/2014 21:34

Preste Atenção no Ciep 240

Dicas e informações dos nossos alunos para você!!!
 

"Violência contra as mulheres" - Palestra sobre a Lei Maria da Penha

21/05/2014 14:39

No dia 07/05/2014, contamos com a presença no nosso Ciep do "Movimento de Mulheres de São Gonçalo" na pessoa do psicólogo Douglas Bianchi, que abordou sobre a "vilolência contra as mulheres", divulgando a Lei Maria da Penha.

Conheça mais a sobre a Lei Maria da Penha: 

Criada em 2006, a lei protege as mulheres da violência doméstica e representa um avanço na legislação brasileira. Entre as inovações legais está a impossibilidade de a vítima retirar a queixa de agressão, a menos que isso seja feito perante o juiz, em audiência marcada exclusivamente com este fim.

 

Durante todo o século 20, convivemos com o Código Civil elaborado por Dom Pedro II e pelo jurista Augusto Teixeira de Freitas, ainda no século 19, e que entrou em vigor em 1917. Entre outras coisas, o documento considerava o homem como o chefe de família e os escravos como bens móveis; o adultério feminino era entendido como crime e as filhas poderiam ser deserdadas, caso fossem “ingratas” com o pai – um instrumento para cercear a liberdade e a sexualidade femininas. Apenas em 2002 esse Código Civil foi revogado e substituído por outro, em conformidade com a Constituição do país, de 1988, que, em seu artigo 226, no parágrafo 8º, prima pela não violência familiar, sem fazer distinção entre direitos de homens e mulheres. 

No entanto, normalmente, são as mulheres as vítimas da violência em casa. Por isso, em 2005, um projeto de lei que visava à proteção das mulheres no âmbito doméstico foi aprovado na Câmara dos Deputados e, em julho do ano seguinte, no Senado. Surgia assim, a lei 11.340/06, batizada de Maria da Penha, em homenagem à farmacêutica bioquímica que ficou paraplégica por causa de um tiro nas costas dado pelo próprio marido e se tornou um ícone da luta contra a violência doméstica e a impunidade dos agressores. 

Atualmente, sua constitucionalidade vem sendo questionada por alguns juristas que são contra a distinção de tratamento entre homens e mulheres em relação à violência. A advogada e professora da USP, Eunice Prudente, defensora da lei Maria da Penha, diz que as estatísticas são claras ao demonstrar que é a mulher quem deve ser protegida. 

Foram muitos os avanços legais trazidos pela Lei Maria da Penha, entre eles: 
- a definição do que é violência doméstica, incluindo não apenas as agressões físicas e sexuais, como também as psicológicas, morais e patrimoniais; 
- reforça que todas as mulheres, independentemente de sua orientação sexual são protegidas pela lei, o que significa que mulheres também podem ser enquadradas – e punidas – como agressoras; 
- não há mais a opção de os agressores pagarem a pena somente com cestas básicas ou multas. A pena é de três meses a três anos de prisão e pode ser aumentada em 1/3 se a violência for cometida contra mulheres com deficiência; 
- ao contrário do que acontecia antigamente, não é mais a mulher quem entrega a intimação judicial ao agressor; 
- a vítima é informada sobre todo o processo que envolve o agressor, especialmente sobre sua prisão e soltura; 
- a mulher deve estar acompanhada por advogado e tem direito a defensor público; 
- podem ser concedidas medidas de proteção como a suspensão do porte de armas do agressor, o afastamento do lar e uma distância mínima em relação à vítima e aos filhos; 
- permite prisão em flagrante; 
- no inquérito policial constam os depoimentos da vítima, do agressor, de testemunhas, além das provas da agressão; 
- a prisão preventiva pode ser decretada se houver riscos de a mulher ser novamente agredida e 
- o agressor é obrigado a comparecer a programas de recuperação e reeducação. 

 

 

 
 

 

 

 

DIA DO INCENTIVO A LEITURA

19/03/2014 12:38

Evento realizado no Ciep 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão, com a participação do poeta José dos Santos Silva, o José Terra, e a escritora José Maria Pedroza, a Zezé Pedrosa.

José Terra

O poeta José Terra, nasceu no Rio de Janeiro, morador atual do Columbandê e fez seu primeiro poema aos 14 anos. É membro da Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciência e participou de diversos movimentos literários, tais como: Verbo Encarnado, Passa-na-praça-a-poesia-abraça e Comunidade Antiácia. Recentemente seus poemas foram premiados pelo SESC, pela Associação Niteroiense de Escritores e pela livraria Ideal. É um dos fundadores do G.A.R.I.N.P.O. - Grupo de Artes, Resistência e Informação Poética sediado em São Gonçalo. Os livros Avenida Brasil e a Voz do Poema são de sua autoria.

Zezé Pedroza

A escritora Zezé Pedroza, morada do Bairro Almerinda, é um grande exemplo de superação! Autora do livro O Gran Circo Americano, no qual conta a história de sua vida, na qual teve 70% do seu corpo queimado no incêndio ocorrido nesse circo na época de 60. Também possui um conto publicado no livro O Perfume da Palavra.

 

O evento contou com a participação dos nossos alunos. A aluna Maria de Oliveira Pedroza (turma 801) fez a apresentação da Escritora Zezé Pedroza, sua avó. A aluna Larissy Vitoria do Nascimento Silva (turma 801) apresentou o escritor José Terra e as alunas Erika Ketelly da Silva Felipe e Sthefani dos Santos Souza (turma 901) o homenagearam lendo dois de seus poemas.

 

 

 

Projeto Brincando Também se Aprende!

18/06/2013 11:18

O projeto "Brincando Também se aprende" mas uma vez foi um sucesso! Nesta edição o objetivo foi conhecer os estados brasileiros através dos jogos do campeonato brasileiro de futebol.

Professora Responsável: ElisaBeth Dias - Geografia

Ação sobre a importância na participação nas edições do SAERJ e SAERJINHO

18/06/2013 11:10

Uma palestra descontraida com os alunos, Gibsa (coordenadora pedagógica) e Sonia (diretora geral).

Palestras no Ciep!!! Informações para nossos alunos!!!!

22/05/2013 11:02

Palestra sobre a Dengue!!!

 

Ação preventiva contra gravidez na adolescência 

Visita do Secretário de Educação no Ciep

17/05/2013 19:11

Neste mês o nosso Ciep recebeu a visita do secretário de educação do estado do Rio de Janeiro: Wilson Risolia!

Jornal Escolar - Maio

17/05/2013 18:34

FIQUE DE OLHO NO CIEP 240

 

Você sabia?

A ONU definiu 2013 como o ano Internacional de Cooperação pela água.E ai? Como você usa a água na sua casa e no CIEP? Pense nisso,pois precisamos economizar esse recurso natural tão precioso para a vida no Planeta.

    Agenda Escolar

_ Dia 04 de junho – Prova da primeira fase da OBMEP Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

_Dia 19 de junho  “Dia de Paz por um mundo melhor”  Use uma roupa ou acessório branco e participe conosco desse dia !

_ O Projeto Étnico-Racial(Povos Indígenas)iniciado em abril se estenderá até o final de maio. O projeto estará trabalhando o tema “história, música e reflexão” e culminará com  o “teatro vai às salas” (prof.Mônica Alves; apoio Direção Geral e comitê Étnico da SEEDUC).

SAERJ/ Saerjinho

Atenção comunidade do CIEP 240, as avalições externas SAERJ e saerjinho trazem muitos  benefícios para os alunos que participam:

Quem faz o saerjinho poderá se inscrever nos Programas  Pronatec, Programa Estágio que Rende e Programa Renda Melhor Jovem. Além disso, o aluno estará treinando fazer prova, aprendendo mais e ainda concorrendo a um notebook ou tablet. Informe-se na Coordenação Pedagógica ou na Direção sobre essas provas. Alunos, não percam tempo, peçam dicas aos seus professores. Em todo bimestre você terá uma nova  oportunidade.

SALA DE LEITURA

A sala de leitura Carlos Drumonnd de Andrade, inaugurada em setembro de 2009, é o lugar preferido pelos nossos alunos. Lá temos acesso a ótimos livros para todas as idades e gosto. Podemos pegar  emprestado, lermos nos intervalos das aulas ou no recreio. A cada bimestre a tia  Dulce, que é a responsável pela sala, faz a contagem para saber quem foi o aluno em destaque do bimestre e qual o livro mais lido do bimetre. A sala de leitura está bombando!!! No 1° bimestre de 2013 os livros mais lidos foram:

Monster  High, Blog da Cacau e Fallen.

Direto pra mesa : Raspadinha de limão

    Ingredientes:

500ml de leite condensado, 400 ml de suco de limão, raspinha do limão e gelo picado.

      Modo de preparo:

Juntes os ingredientes, exceto o gelo e bata no liquidificador.Coloque em copos ou numa jarra, acrescente o gelo e sirva-se.

  • Equipe do Jornal Escolar
  • Diretora de redação: Maria Pedroza(701)
  • Coordenadora  editorial: Laiza Cristine Abreu(702)
  • Jornalismo e colaboração: Gleiciellem Guarani (701)

 

 

 

 

 

 

FELICITAÇÕES PELO 25º ANIVERSÁRIO DO CIEP 240

09/04/2013 19:40

Este ano nossa querida escola completou 25 anos e nossos queridos alunos não perderam a oportunidade de expressar todo o seu carinho pela escola!!! Vejam só:

 

ALUNOS DA 701:

Essa escola já está completando  vinte e cinco anos. Estamos aqui para agradecer pelas ótimas aulas e o ensino dos professores. Nós desejamos parabéns à diretora que vem acompanhando essa escola. Desejamos nossos parabéns, que essa escola venha crescer cada vez mais. FELIZ ANIVERSÁRIO!

Aluno: Ismael

Uma escola onde a educação está acima de tudo, onde os alunos são tratados com igualdade e acima de tudo, um ensino de 1ª. Nós não poderíamos falar do Ciep 240,  sem dizer como somos bem tratados. Há 25 anos  o Ciep 240 vem vencendo obstáculos e quebrando barreiras. Por isso nós da turma 701 queremos desejar à escola um Feliz Aniversários HAROLDÃO!!!

Aluno: Guilherme

Nessa data muito especial, queremos desejar á escola parabéns por fazer 25 anos. Que cada vez mais e mais tenham novas conquistas e felicidades , e por fazer que com tudo valesse a pena.Que cada aniversário tenham mais vitórias. Parabéns Ciep 240. Mas não poderíamos falar co Ciep 240 sem dizer como somos bem tratados.  Quebrando barreiras, o Ciep240 vem fazendo e professores ficarem mais próximos.

Alunos: Gabriel, Gabriel, Henson e Cristiane.

 

Nós da turma 701 gostaríamos de parabenizar você pelos seus 25 amos de existência, fazendo todas as nossas vidas mais felizes. É graças a você que já saíram daqui muitos profissionais. Muitos deles ainda estão aqui trabalhando como professores. Então, gostaríamos de agradecer ao Ciep: obrigada por tudo.Parabéns  Ciep 240!!!

Alunas: Gleiciellen e Maria

Nós estamos muito felizes por seus 25 anos de felicidade na vida de todos nós. Queremos que esteja sempre em nossos corações. Gostaríamos de agradecer por tudo. Que Deus abençoes todos os dias essa escola maravilhosa, os professores, os dirigentes, os porteiros , as cozinheiras e também os projetos da escola. É graças a vocês que ajudam a fazer a escola crescer cada dia e cada minuto. Vai ser a melhor escola do Brasil. A melhor do mundo.  Haroldão, Feliz Aniversário.

Aluno: Carlos Augusto

ALUNOS DA 702:

Ciep 240, parabéns pelos seus 25 anos. Gostaríamos de agradecer em nome da turma 702 por tudo o que você fez e continua fazendo: formando pessoas para o futuro melhor e fazendo dessas pessoas bons profissionais. Espero que esse 25 anos se multipliquem cada vez mais. Gostaríamos também de agradecer pela dedicação de todos.

Alunas Débora e Laiza

Nós damos parabéns pelo aniversário de 25 anos da escola Haroldo Teixeira Valladão e  pelo  excelente trabalho que a escola vem tendo. Mesmo perdendo um funcionário da escola chamado Leandro, que nos ajudou muito, nós alunos da 702 estamos felizes pelo aniversário da escola.

Alunos: Blendon e Diego

E aí Ciep 240! Nós da turma 702 desejamos um feliz aniversário de 25 anos. Obrigado pela sua existência, pois conseguimos estudar para alcançar nosso futuro. Obrigado por formar bons alunos, por ter bons funcionários e salas limpas. Nós queríamos dizer muito obrigado aos professores, à diretora e aos funcionários da escola por fazer isso tudo por nós.Obrigado pela biblioteca, pelos livros, sala de leitura, que é muito confortável, e pelos projetos que temos na escola.

Alunos: Gabriel, Marcos Emanoel, Rony e Walace.

Viva o CIEP 240!

Nós da turma 702 queríamos te desejar um Feliz Aniversário. Você está na estrada há 25 anos e todo mundo que estuda aqui adora esse colégio e, com certeza vão por seus filhos aqui, pois a cultura desse lugar é muito grande. Queremos também agradecer aos funcionários pelo belo trabalho até hoje nesses 25 anos de dedicação aos alunos. Queremos desejar um Feliz aniversário ao CIEP240.

Alunas: Sthefany, Ana Júlia e Thiallen.

1 | 2 | 3 >>